Filhos, este diário é para vocês!

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Meu primeiro um monte de coisas...

 Bom, estou tentando deixar atualizado um diário do bebê de papel que ganhamos do Tio Élcio.
 É bem bonitinho e instrutivo, não apenas tem espaços para preencher como também dá noções do desenvolvimento do bebê e além do mais, pensei que me serviria de base para coisas que eu gostaria que estivessem aqui.
 Comecei bem, anotando o primeiro banho em casa  (01/08), com o papai e a mamãe (04/08), com a mamãe sozinha (18/08), primeiro corte de unha (03/08) dia que caiu o umbigo (04/08), mas travei em alguns espaços. São tantos primeiros...
 E nossa Jujuzinha ainda tem uns primeiros inusitados que não constam em nenhum outro diário do bebê: Primeira fralda de pano (07 ou 08/08), primeiro banho de chuveiro (18/08), primeiro banho de balde (25/08 - precisávamos de uma “banheira” para a viagem pra casa), primeiro banho de piscina (08/10 – primeiro estranhou, depois até nadou com a mamãe), primeiro cocô na privada (31/08 – papai quem teve a idéia! Viu a foto num outro blog, tentou e está dando cada vez mais certo!), primeira Shantala completa (30/08), primeiro passeio em cada um dos slings (no primeiro sling, o Wrap, foi dia 22/08), primeiros 1800km de carro (iniciaram no dia 25/08 e acabaram dia 27/08 - dormiu o tempo todo! Só chorou quando chegou no trânsito de Cuiabá) , primeira viagem de avião (17/09 - na ida dormiu o tempo todo, na volta chorou um pouco no segundo trecho)...
 E tem umas coisas que saber, ou melhor, ter informação para preencher seria pura ilusão de mãe, por exemplo: qual mãe sabe precisar exatamente o primeiro sorriso do bebê?
 Eu confesso que não faço idéia de quando Maria Julia deu seu primeiro sorriso! Primeiro porque ela já nasceu sabendo sorrir! Lembro que ela sorria dormindo, muito antes de sorrir acordada! Ainda na maternidade eu a VI sorrir pela primeira vez, dormindo, não lembro bem se mamando ou ainda no bercinho, mas dormindo! Mas foi o primeiro sorriso que eu vi, não que ela deu! Quem garante que antes disso ela já não tinha sorrido enquanto eu não olhava ou dormia? Mas o livro pergunta: quando foi o primeiro sorriso? Quem viu? Aposto que 80% (ou mais) das mães que acham saber precisar esse momento, respondem à segunda pergunta: A mamãe que viu! Claro!
 Bom, sobre sorrisos, já disse que não posso afirmar, ela nasceu sorrindo dormindo, depois sorria acordada meio por reflexo e de repente, quando assustamos já estava sorrindo pra tudo e pra todos e interagindo com o mundo! E isso foi num piscar de olhos, em poucas semanas. Bom, mas, o primeiro sorriso espontâneo que eu ACHO ter presenciado foi para minha mãe (Vovó Denise) enquanto ela chacoalhava o cachorrinho de meia com um narigão redondo vermelho, e sorria e falava com Maria Julia sem parar. Ela estava com umas 3 semanas, aproximadamente.
 Ainda sobre sorrisos, ainda sobre dormir, não posso deixar de contar quando o papai e eu presenciamos a primeira gargalhada da nossa princesinha: Em sua segunda semana de vida, quando ela dormia mais de 20 horas por dia e quase tudo se passava com ela dormindo, estávamos tomando café na cozinha, de costas para Juju que dormia tranqüila no carrinho de bebê. De repente ouvimos um HIIIC, HIIIIC, HIIIIC e nos viramos correndo para “socorrer” nossa bebê que pensamos estar sufocando ou algo assim e, quando olhamos, estava lá Maria Julia “rachando o bico”, isso mesmo, gargalhando e dormindo! Até hoje dou risada só de lembrar...
 Tem ainda o dia em que a Juju descobriu o dedão e aprendeu a se acalmar sozinha! Mateus que viu e tirou até foto! Antes ela chupava a mão toda, o dedão sozinho é beem mais fácil! Agora ela faz isso até dormindo! Ruim: virar hábito! Bom; dorme melhor à noite!
 Por falar em dormir, foi dormindo ou acordando que ela rolou pela primeira vez! Eu a coloquei para dormir de bruços porque ela já vira tranquilamente o pescoço e não sufoca e percebi que de bruços ela dorme melhor! Fui pendurar as fraldinhas no varal e mais tarde, quando eu fui ver como ela estava ela tinha virado completamente! Tanto virada no sentido que ela fica na cama (mania dela) de 12:30 para 9:15 como virada de barriga para cima! Fez isso mais uma vez dormindo e depois não vi mais! Todo dia eu coloco ela um pouco de bruços para se exercitar e nunca a vi repetir a proeza acordada! Agora, há cerca de uma semana atrás, quando eu a coloco de barriga pra cima com brinquedos do lado ela se vira toda e se estica pro lado para pegar o brinquedo, agora, voltar a barriga pra cima eu ainda não vi!
 Por falar em Brinquedo, foi a Vovó Lilice, nos dias que estava aqui em Cuiabá, que primeiro percebeu que a Juju já ligava pra eles! Foi apresentando um por um até que reparou que ela ficou “vidrada” no tal do macaquinho que ganhou do Tio Roberto Paulo. Ainda é um dos favoritos dela, mas agora ela anda encantada com um menor e mais colorido que ela ganhou da Isabela em BH: Santa Borboleta! Não quer ficar na cadeirinha pra mamãe poder escovar os dentes, pega a borboleta! Rs! Foi essa bendita borboleta que eu vi minha Turquinha abrir a mão pela primeira vez e tentar pegar! Agora ela pega, bate e interage o tempo todo com a nova “amiguinha”!
 Ah, tem também a primeira vez que ela conseguiu controlar a mãozinha! Ultimamente ela tem ficado encantada com as mãos da gente (canta a música dos dedos pra ver uma bebê prestando atenção!), mas quando ela tentava imitar se batia! Agora ela ainda não imita (parece até que tenta), mas levanta a mão na altura dos olhos e fica horas observando. Outro dia descobriu o pé! Mas ainda fica meio longe... A mão, por enquanto, parece ser mais fácil!
 E de tantas lembranças de repente relaxo de anotar todas e resolvo ficar só lembrando... Afinal, aí está a graça dos primeiros! É tão interessante observar essa vidinha começando... Desenvolvendo o controle da mãozinha, descobrindo o pezinho, a mamãe, o papai, a vida! O mundo inteiro é uma grande novidade! Pra quem está só estreando no mundo, há tantos primeiro que chegam ao infinito!
 Vou saboreando cada um deles como um chocolate importado, que se quer sentir o gosto por mais tempo, e vou deixando que eles derretam na boca do tempo devagar...
 O primeiro choro, e o primeiro olhar (esses sei precisar perfeitamente – 30 de julho de 2011 em torno das 10 h da manhã), creio que nunca sairão da minha lembrança. E aos poucos vão juntando seu sabor aos deliciosos sabores de outros primeiros que presenciei: o primeiro toque, a primeira mamada, o primeiro dia de vida, a primeira semana, o primeiro mês, os primeiros sorrisos, as primeiras lágrimas, o primeiro gritinho de comunicação, a primeira careta de cocô, primeiro dia das crianças e tantos outros que ainda hei de saborear: primeira papinha, primeira palavra, primeiro passinho, primeiro aniversário, primeiro dia na escola, primeira amiga, primeiro namorado...
 Enfim, essa vida que começa vai enchendo minha vida com tantos novos primeiros que me faz acreditar que o mundo também pode ser novo de novo!

Será que ela gostou?
Fotos do primeiro banho de piscina
da Maria Julia!











P.S.: Quem ainda não viu as fotos do segundo mês da Juju, não precisa ficar bravo comigo por causa do texto! É só clicar aí ao lado, no nome do Mês (Outubro), que aparece o título dos dois posts! Se clicar duas vezes no mês, fica na tela o texto e as fotos, se clicar no título do texto, só o texto, e no das fotos, só as fotos! Bjos!

domingo, 9 de outubro de 2011

Dois meses de vida


Dia 30 de setembro de 2011 nossa pequerrucha completou 2 memes de idade, com a saúde de uma leoa. Pesando 5 quilos e 750 gramas e medindo 58 cm, está na média em altura e acima da média no peso. Normal, já que ela faz o tipo gorducha fofucha, e mama bastante. E ela é como a gente imaginava, lindinha e super esperta, mas muito tranquila também. Já firmou o pescoço, vocaliza o nenenhês, chupa o dedo, faz cocô no vaso, observa a mãozinha, chuta e toca objetos intencionalmente, vai com todo mundo, brinca e sorri bastante e faz a alegria do Papai e da Mamãe. 

Só dorme de bruços

Churrasquinho de "petche" assado na piscina de casa 

Boquinha da mamãe!! Já nasceu de batom.

Com os amiguinhos Miguel (1 ano) e Francisco (3 )
Tio Gui Coda
Tio Nelson e Pedro Sebastian
Tia Keile

Risonha do Pai!

Nossa Gatinha na cadeirinha treme-treme.

Dando Tchau  (?)



Maravilha essa cadeirinha, valeu Camila.

Minha primeira viagem de avião...
Pro papai e pra mim, BH chegou "num piscar de olhos"!
Minha poltrona no avião

No carregador, no aeroporto.





Esse primo te adora, filha!!


Sabe o que eu fui fazer nesse lugar lindo?
Passear enquanto o papai trabalhava!

Vida dura...





Cara de sapeca

Mamãe, pra que serve essa caixinha prateada?
E por que vocês vivem apontando ela pra mim?

Feita com Amor!
Cagadinha no vaso. Praticando o Elimination Comunication, com platéia e tudo.
Primão
Com a tia Paula e o Tio Roberto (provocando o tio q fez Papai ser  Atleticano!)
As Belas
E o Vovô babando.

Bailarina
Minhas lindas fraldas de pano!

A Perereca e o Sapo