Filhos, este diário é para vocês!

segunda-feira, 11 de abril de 2011

A escolha do nome

Que há num nome? Aquilo que chamamos rosa com qualquer outro nome seria igualmente doce?

William Shakspeare - Romeu e Julieta


Nome: um vocábulo ou locução que tem a função de designar uma pessoa, um animal, uma coisa ou um grupo de pessoas, animais e coisas.

Processozinho difícil este, de escolher um nome para algo. Com meus cachorros já foi difícil, imagina então o nome de uma pessoa? E de uma pessoinha que nem nasceu ainda, que não sabemos como vai ser, que cara vai ter. Um nome que vai acompanhá-la pelo resto da vida e que vamos ouvir e dizer muito, muito mesmo!!

Filosofando: de acordo com a semiótica, um nome é um signo cujo significante é a imagem sonora da palavra falada (ou a representação gráfica da palavra escrita), e o significado é o conceito do objeto ao qual esta palavra remete.

Platão já se questionava se a relação entre nome, idéia ou coisa é natural ou depende das convenções sociais, concluindo que os signos verbais são somente representações incompletas da verdadeira natureza das coisas, sobre a qual o estudo das palavras não revela nada, porque a esfera das idéias é independente das representações na forma de palavras.

Já segundo Aristóteles, aquilo que procede ou segue o ser é um signo do próprio ser.

Thomas Hobbes observa que os nomes são signos das nossas concepções e não das coisas mesmas.

O nome é só um nome, o nome é só um detalhe, disse Mano Brown, filósofo do gueto.

Mas peraí, mano, sabemos que palavras são poderosas, e que seu som pode desencadear em nossa mente significados, idéias, impressões e conceitos.

Há pessoas que consideram seu nome o som mais doce e mais importante que existe, e almejam por vê-lo grafado ou mencionado o maior número de vezes possível. Algumas pessoas acreditam que seu nome vem carregado de uma série de desígnios que devem ser cumpridos, como se representassem uma dimensão do indivíduo.

Sem dúvida um nome reporta a uma determinada idéia ou significado, ou no mínimo carreia as prospecções e expectativas de quem nomeia, fazendo parte da história e por que não da essência do ser nomeado. Mas seria o nome um veículo para a transferência de energia entre o plano espiritual e o mundo físico?

Certamente a escolha do nome deve ser feita com critério e consciência. Claro que as palavras têm poder, que direi então dos nomes próprios?... E imagino que ninguém chamado Flamarion, Bucetildes, Hypotenusa ou Hericlapiton agrade de carregar um desses nomes.

Segundo a Nomelogia, nomear significa adicionar ou subtrair “Alma” às coisas ou pessoas. Por isso é tão delicado o processo de batizar alguém.

Há ainda outros ramos da ciência dedicados ao estudo dos nomes, como a antroponímia, ramo da onomástica dedicado ao estudo dos nomes das pessoas.

Para os Yorubas, grupo étno-linguístico do continente africano, as pessoas vivem os significados de seus nomes. Por isso levam muito a sério o processo nomear um bebê, e sua filosofia sobre nomeação é transmitida em um provérbio yoruba que diz: "ile ni a n wo, ki a to so omo l'oruko", que significa que deve-se considerar a tradição e a história de familiares de uma criança quando se escolhe seu nome.

Se nosso filhote fosse menino seria fácil, se chamaria Leonardo. Homenagem póstuma ao bisavô paterno e em vida ao avô, e ainda porque será do signo de Leão.

Mas para menina, ainda não tínhamos um nome. A bisavó materna (ela é ótima) já disse: - Se for menina não precisa colocar Elzi, que eu não gosto!!! Gostávamos de Gabriela, mas já tinha na família, priminha linda!! Pensamos em Manuela, ou Emanuele, mas com o sobrenome ficava português demais. Imagine Manuela Martins da Quinta Silva Araújo. Muito lusitano, seria arriscado.

Pensamos em vários nomes, mas um deles não saiu da cabeça: Julia. A inspiração: um vídeo da internet que as titias acharam, onde uma nenininha linda responde ao pai o que o Papai Noel é: - Poco pichalista (porco capitalista). Gracinha!! http://www.youtube.com/watch?v=2hw0XXQZxDc

E esse nome ficou mesmo na cabeça. Pensamos em outros, pois achamos Julia muito comum. Mas não conseguimos mesmo gostar de nenhum outro. Como agente queria diferenciar um pouco Julia, e sempre gostamos de Maria, nome da avó paterna, da tia, prima e tias avós (quase todas), decidimos:

MARIA JULIA

Maria Julia Martins da Quinta Silva Araújo

Sentiram o peso? Nome grande né, de princesa.

E o significado:

Julia: Latim, significa cheia de juventude e indica uma pessoa de memória prodigiosa, muito senso de organização e um dinamismo contagiante. Excelente amiga, dedica-se totalmente às pessoas que estima.

Maria: Hebraico, significa senhora soberana. Nome que indica serenidade, força vital e vontade de viver. Consideram o dinheiro necessário, mas não essencial.

Esperamos que ela goste, e que vcs gostem também. E dizem que quem não gostar se acostuma depois.

Mas não está 100% certo ainda. Como somos dois indecisos, podemos muito bem mudar de idéia.

Por isso aceitamos sugestões e críticas.

4 comentários:

  1. Oi, querida!!! Brigada pelo comentário, adoro seu blog tb, muito fofo! Maria Júlia é um nome lindo! Uma filha de uma amiga que eu vi crescer e que é muito querida tem esse nome.
    Eu queria inicialmente Dante. Dante Kacurin, amo esse nome. Forte. Imponente. Mas pros íntimos ia ser Dan. Fofo. Mas o pai odiou. =( Andrej foi uma sugestão comum, pois fui eu quem sugeriu, mas é nome do avô dele. Então, "todos aplaude"!
    Sobre a laundry ball, eu comprei e gostei muito, mas confesso que ainda me incomoda o fato das roupas não saírem com cheirinho de sabão... kkkk Sei que rola de fazer um spray com amaciante diluído, mas a impressão que dá é que não limpa igual, mas vou me acostumar! Queria sim comprar mais, pois só uma é pouco, seria ideal ter umas três, pois nossa máquina é de 8kg. One você achou? Foi mais barato?
    Beijão!!!

    ResponderExcluir
  2. Hellen! Parabéns :)
    Vi as fotos. Nossa, vc é mto magra! Ta parecendo mais é barriguinha de chopp ;P

    Você pode mandar o seu endereço para o meu e-mail? Comprei um presentinho para a minha sobrinha!
    (marcellaqvs@gmail.com)

    Beijos e felicidades

    ResponderExcluir
  3. "Consideram o dinheiro necessário, mas não essencial."

    Só não tem como gostar mais de dinheiro que a Maria Clara!!!

    rsrs

    ResponderExcluir
  4. Hellen minha filha.
    O que posso comentar do nome ... nada. Porque todos sabem que de nada fiz a não ser dar o meu nome que de nada adiantou e de nada acrescentou na sua vida. Porém nomes são apenas nomes apesar de toda a crendice e apelos que possam causar nos que creem em algo "mistico" que a ciência não explicar. Para mim que em nada creio se não houver ciência, nomes e números são apenas nomes e números, servem para marcar e contar, simplesmente assim.
    Sou Simões por parte de pai, mas poderia ser Silva, Soares ou Santos (apenas citando os Ss)se assim a minha mãe quizesse que estes fossem um dos meus pais, infelizmente não sou Saraiva de onde sai. Mas nomes são nomes apenas marcas que mudam de pai para filho e de filho para neto e assim sucessivamente como tudo na vida segue, sem sentido e sem explicação ao acaso como aceito como agnóstico que sou.
    Apenas leio nas entrelinhas e descubro até onde vou e até onde devo ficar.

    ResponderExcluir