Filhos, este diário é para vocês!

sábado, 20 de agosto de 2011

Relato do parto - meu ponto de vista

Bom, a Juju já tem mais de 20 dias, mas nunca é tarde para contar a minha versão dos fatos, ou seria minha versão do parto??
Na realidade o que eu quero contar começa bem antes do parto em si, lá pela 37ª semana...
No dia 01/07 fui à primeira consulta com o Arthur depois de vir para Santos no último mês de gestação. Já tinhámos feito outras duas ou três em fases anteriores da gestação, mas era agora que ele poderia realmente me acompanhar, pois só retornaria para Cuiabá com Maria Julia nos braços! Então, agora era o momento de conversarmos bastante e combinarmos detalhes de como seria meu tão sonhado PARTO NORMAL...
A conversa foi ótima! Tudo estava muito perfeito e algumas coisas poderíamos terminar de combinar mais adiante, pois à partir de agora as consultas seriam semanais. E, só para saber como andavam as coisas por dentro, Dr. Arthur solicitou uma US.
Como ele é sempre muito gentil e solícito, conseguiu na Casa de Saúde que eu a fizesse no mesmo dia. Portanto, logo depois da consulta lá fui eu... Acabou ficando tudo meio enrolado na burocracia do plano de saúde e não deu pra fazer logo depois. Fui pra casa, almocei, descansei, voltei e quando entrei para a US com a tia Edi, um médico nojento, novinho mas com bodas de arrogância, veio fazer o exame dizendo que tinha tanta coisa para ver que não poderia explicar nada (como se só ele entendesse de US!!! Que diferença para o Dr. Fernando de Cuiabá que faz tudo e fala tudo e ainda sobra tempo pra ficar mostrando o rostinho!!)
Bom, petulância do médico à parte, a única coisa que ele falou durante o exame fez meu mundo cair: "Está sentada! Já estava assim antes?" E eu: " Não, na última estava cefálica! Será que ainda está virando?" ele: "Deixa eu conferir... é... sentada mesmo! Agora dificilmente vira!"
Meu mundo caiu!!! Logo quando o Arthur falou que o parto era meu! Que ele só iria acompanhar, que o pai poderia amparar a bebê...
Chorei que me acabei!! Será que teria que entrar na faca?? Tanta gente que quer cesárea, logo eu que sonhava como normal teria uma cesárea?? Liguei coma voz chorosa para o Arthur que me mandou voltar ao consultório imediatamente! Segundo ele, na palpação da consulta antes da US, ela estava cefálica! Para ele, tinha virado no período entre a consulta e o exame, portanto, poderia desvirar. E ainda me disse que já viu bebês ficarem cefálicos a gestação inteira e virarem no trabalho de parto levando a uma cesárea e que já viu o contrário acontecer também. O importante era curtir a gestação e não desesperar que essas coisas a gente só sabe na hora!! (Lindo ele, né?)
Mas eu ainda estava triste. Falei com minha mãe e ouvi dela quase a mesma coisa: " No meu tempo não fazíamos esse tanto de exames e só sabíamos na hora!" Liguei para meu amorzinho:" Calma amor! Vai desanimar agora, ela sente e não desvira! O médico não falou que só dá pra saber na hora, então! Quando eu chegar aí, falo com ela e ela desvira!"
Com tanto apoio não tinha como desanimar! Rs!! Vovó falou para fazer novena e a tia Isabel ainda achou na internet e até imprimiu para mim uma série de exercícios para fazer a bebê virar! Ai minha família linda!! OBRIGADA!!!
Bom, nem preciso dizer que segui todas as dicas até conseguir seguir a dica principal: RELAXAR!
Quando M. finalmente chegou e viemos para o apartamento no Guarujá, pertinho da praia, isso ficou beeem mais fácil!!
Nas consultas seguintes a bebê já estava aparentemente virada! Não fizemos outra US! Fiquei muito tranquila pensando que o que tivesse que ser, seria, mas eu tinha certeza que tudo daria certo no final!
Bom, assim fui passando a 38ª, 39ª semana , até a Data Provável do Parto da US. Quando saía na rua, vivia brincando! quando me perguntavam, para quando era o bebê, respondia: "Para qualquer momento! Sabe fazer parto??" Após a DPP (27/07) eu respondia: "Pra ontem!"
Na última semana, sentia as contrações de treinamento, só quando não estava pensando em nada! Era só uma barriga dura e com formato pontudo, sem dor sem nada! Estava tudo tão tranquilo que cheguei a comentar com minha futura cumadre que eu tinha medo de entrar em Trabalho de Parto e não perceber.
Dia 29/07 ainda fui na praia pela manhã e me entupi de pizza à noite!!! Continuava sem perceber nada!
Até que, na madrugada do dia 30/07/2011, lá pelas 2 h da manhã, eu percebi!!!
Acordei com a barriga dura e as costas doendo muito!! Vontade de fazer nº 1, quando a contração passou, deu vontade defazer nº 2! Pensei: é isso!
 Graças a lista de discussão "parto nosso" e relatos de várias colegas virtuais, sabia mais ou menos o que esperar e o que fazer. Graças ás ótimas orientações do Arthur, sabia que aquilo ainda poderia ir looonge! Tomei um banho quente e dormi! As meninas da lista sempre dizem q se vc consegue dormir, ainda não é TP!! Mas, lá pelas 2:40 veio outra! Mesmo ritual, mais uma soneca, minha, pois daí em diante o futuro papai já não dormiu mais! Mais cerca de 30 minutos e outra e foi indo assim até mais ou menos 5:30 quando começaram a ser de 10 em 10 min e rápido passaram para 5 em 5, indo até 3 em 3 lá pelas 6h e voltando para 5 em 5. Nessa hora já estava pronta esperando para sair, com medo da bebê nascer na balsa! Rs! M. continuava bem desperto, mas tranquilo!
Cheguei no hospital por volta das 6:40 e o meu médico chegou ás 7h em ponto! Mas foram os 20 minutos mais longos de todo o TP porque até ele chegar, apesar de outro médico já ter me examinado, a Casa de Saúde, por burocracias hospitalares, me deixou esperando, em TP, num banco de plástico!! Não poder me esticar, me virar, ficar á vontade, nem mesmo ter um banheiro só meu em que eu pudesse sentar no vaso, foi realmente torturante!  Pode parecer rápido agora que, em 20 minutos, eu escrevo meia dúzia de linhas, mas em 20 minutos com contrações espaçadas entre 3 e 4 minutos, foram pra lá de 4 contrações. E depois que o Arthur chegou, ainda levou um tempo para ele poder ir me ver e saber que eu estava na cadeira ainda e não na sala de pré-parto, então, acho que passei bem uns 50 minutos ou seja, pra lá de 20  contrações fazendo caretas e me contorcendo, sem conseguir nem fazer xixi, naquela cadeirinha horrível!!
Mas depois que entrei para a salinha, tudo ficou suportável novamente (mesmo assim, me arrependi de não ter arranjado um tempinho para o cursinho da dona Lucinha de Cuiabá!)!
Ficamos, meu amor e eu, nos preparando para nosso parto! Aí tudo ficou mais tranquilo! Podia usar o vaso quantas vezes quisesse e fiquei boa parte do tempo de quatro, em baixo do chuveiro, ou na cama com M. massageando minha lombar! Muita dor ainda, mas nada que justificasse uma analgesia! Sempre dava para aguentar a próxima! Rs!
Depois veio a vontade de empurrar, mas eu ainda estava na salinha de pré parto e nem sabia direito se podia ou não, nem o que fazer (que falta que uma doula não faz, né?) assim foi indo até que entrei para a sala de parto! Aí foi rapidinho! Três, quatro empurrões e, como o paizão coruja já contou, 10:18, nasceu nossa bebezinha linda!!! Muito linda mesmo! De parto normal, com uma circular de cordão em volta do pescoço que não atrapalhou em nada o parto e foi rapidamente desfeita pelo Tio Arthur! ( Veio assim, por causa das voltas que ficava dando na barriga da mamãe e para dar mais argumentos para mamãe e papai na militância á favor do parto normal). Saiu logo para as mãos do papai, chorou e ficou bem vermelhinha, abriu os olhões, olhou para a mamãe, e o papai me deu ela para ficar pele a pele comigo. Parou no peito mas não mamou, fez um tanto de mecônio no colo da mamãe e ficou ali meio chorando, meio miando, minha gatinha!
Aí a enfermeira pegou ela para os procedimentos padrões do hospital (que dó!!) e o papai foi junto igual galinha quando tiram os pintinhos. Eu fiquei lá sendo limpa, suturando o períneo (não escapei da episio!) e esperando sei lá o que, me sentindo como a Una (nossa cadelinha) quando eu pegava os filhotinhos dela!
Até que finalmente fui para o quarto da maternidade e logo em seguida chegaram papai, vovó, Tia Mayara, Dinda Paty e Minha Bebê!! Toda lindinha! Meus olhos brilharam tanto que estão brilhando até agora e o brilho aumenta a cada dia, a cada noite, a cada mamada, a cada acordada, a cada novo amanhecer ao lado dessa coisinha tão delicada e graciosa que é o verdadeiro milagre de Deus!
Quando vi minha Maria Julia, fora de mim, na mão do pai pela primeira vez, achei que não poderia sentir amor maior do que aquele daquele momento! Mas, por incrível que pareça, a cada dia esse amor cresce ainda mais!
Filha, Você existe há tão pouco tempo e eu já não imagino minha vida sem você!! Te amo!!

"Ninguém é dono do corpo de uma mulher como o seu
filho - a ele recebe, com ele e por ele se transforma,
com ele reparte/compartilha e nunca, nunca, nunca
mais volta a ser o mesmo... graças a Deus!"
(Rebeca Serra)



P.S.: Episódio engraçado que precisa ficar registrado;
Durante um momento do TP, após o médico ter estourado a bolsa, eu já me contorcendo, com vontade de empurrar, M. tenso, por pura xeretice resolveu operar o sonar para tentar ouvir o batimento cardíaco da bebê! Como ele nunca tinha feito isso antes, ouviu um soprinho devagar e fraquinho e apavorou pois já tínhamos lido que em caso de sofrimento fetal os batimentos caem. Bom, as mães que tiveram contrações sabem como é pior quando ficamos paradas! E o M. me fez ficar parada para ele ouvir denovo! Aí pediu pra Dinda Paty chamar uma enfermeira para tirar a prova. A enfermeira tb não era muito boa naquilo, ou o aparelho não estava muito bom, mas ela logo ouviu o coração normal e o soprinho baixinho que o M. tinha ouvido, que ela explicou que era o cordão umbilical. Mas não foi muito alto. Aí ela perguntou para o M.: Ouviu? Ele: Não. Ela: Quer que veja de novo? E eu lá, sem poder me mexer sentindo contrações constantes respondi quando o M. já ia falar Quer... Não, não, não, não, não!! Tá bom, tá bom, tá bom!! Ela tá bem! Agora tá bom!! Quase mandando os dois pegarem o sonar e... bom, foi isso! Rs!

2 comentários:

  1. Que bom que deu tudo certo...
    Eu tb queria muito um parto normal e sem analgesia! Consegui depois de 18 horas e 40 mim de TP. Sou outra mulher depois desta esperiência.
    No entanto depois do parto eu estava acabada, pois virei a noite e não consegui cochilos intermediarios. Tive o apoio de uma doula que pra mim fez toda diferença, pois depois de 13h de TP eu pedi uma cesárea e ela foi quem me encorajou a ir até o fim/começo.
    Me sinto muito feliz por isso, e se vier a ter mais filhos desejo ter em casa. Continuando um ciclo familiar.
    Eu nasci com 2 circulares de cordão, em casa e sem médico. Meu fez o parto só e sem nenhuma expêriencia.

    Muita sorte pra vcs!!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Luiza!!
    Eu também adorei a experiência! Ninguém falou que TP é fácil, não é!! O meu foi fichinha: 4 h!!13 h é que é coragem! Mas diz aí, é tão bom para o autoconhecimento, conhecer o corpo, as forças... Se preparar para o Bebê, preparar o bebê pra nascer, que a gente topa fazer tudo de novo, né?!
    Para um segundo filho também tenho vontade de ter parto em casa, mas isso é assunto para daqui a 2 anos, ou mais... Agora só quero saber de criar bem a Juju e lavar as fraldinhas de pano! Rs!!

    ResponderExcluir