Quantas vezes vamos ter que voltar ao passado para reaprender a preservar o futuro?
É por nos preocuparmos com o futuro da nossa bebê que tentaremos usar fraldas de pano. E o papai pode ajudar como com qualquer outra fralda pois, o jeitinho de colocar as fraldas reutilizáveis é quase igual ao das descartáveis.
"Fatos e realidade:
-uma criança utiliza 5500 fraldas durantes seus primeiros 2 anos de vida;
-fraldas levam em média 450 anos em sua decomposição, nos lixões;
- conta-se 5 árvores abatidas para 5500 fraldas descartáveis;
- em média, 2% do lixo recolhido correspondem à fraldas descartáveis (ex o município de SP produz 13.000 toneladas diárias de lixo = 260 toneladas diárias de fraldas descartáveis)
- um bilhão de árvores são usadas, no mundo inteiro, por ano, para suprir a indústria de fraldas. Quanto é mil bilhões de fraldas em termos de volume?
- no processo de branqueamento da polpa de madeira para fabricação do papel, (sendo que este também é utilizado nas fraldas), há liberação de dioxinas. E também caso o lixo plástico (leia-se fraldas descartáveis ídem) seja queimado
Quantas fraldas o Brasil descarta?
Apenas 27% das crianças de 0-30 meses usam fraldas descartáveis, mesmo assim são descartadas:
- 204 fraldas por segundo
- 12. 240 fraldas por minuto
- 734.400 fraldas por hora
- 17.625.600 fraldas/DIA
-sabões de ótima qualidade e eficiência
Para quem não conhece, para quem se interessar, segue o link de uma outra marca nacional de fraldas ecológicas nacionais. Para as também futuras mamães, vale salientar que este site do link está com uma promoção. Um sorteio de aniversário: http://fraldamadrinha.blogspot.com/ (clique aqui para ver a promoção e as fraldas dessa marca)
![]() |
Juju com Fralda Madrinha |
![]() |
Juju com Fralda Bonita (Babysling) |
Nesses dois sites: Babysling e Fralda Madrinha, encontram-se inúmeros modelos de cores, e estampas diferentes, à venda. E ainda existem outros mais. Nos EUA existem várias marcas e aqui no Brasil, cada vez aparecem mais.
As nacionais ainda possuem a vantagem da fabricação artesanal, por mães que constituem micro empresas ou participam de projetos sociais, que experimentam em seus próprios bebês e trocam experiências e dicas com outras mães através de encontros e listas de discussão na internet.
Ao utilizarmos as fralda de pano nacionais, além de preservar o meio ambiente, estamos também redirecionando parte do recurso que iria para multi-nacionais fabricantes de fraldas descartáveis, para o desenvolvimento da economia nacional e geração de emprego e renda.