Filhos, este diário é para vocês!

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Décimo mês - maio

Maio de 2012

Olá,
Estávamos apanhando do blogger! Quem manda não ler todo o regulamento de uso!
Nosso espaço para fotos acabou! Agora, ou  redimensionamos todas as fotos (prometo tentar, mas é muito trampo!) ou ficamos mesmo com a opção 2: Textos no Blog e fotos no Facebook.
Bom, nesse meio tempo, alguns meses se passaram ( a Ju já está com 1 ano e quase 4 meses), mas vou tentar atualizar o Blog passo-a-passo. O que me dá mais dó é que indisciplinada que sou, não passava as informações para o diário do bebê de papel e muita coisa ficou perdida no tempo e no espaço em anotações em pedaços de papel como o dia exato em que nasceram os dentinhos de cima da minha princesa, ou, como a gente brinca, quando exatamente ela virou ratinha! O bom é q dá pra ver a época nas fotos! Se não me engano foi em JUNHO, mas depois eu vejo e atualizo! 
Indo ao que interessa, a palavra do décimo mês poderia ser dita em LIBRAS:

SINAIS

Se a Maria Julia já vinha nos surpreendendo com os sinais, em Maio deste ano, nos deixou perplexos! Antes de completar 10 meses já contava com um vocabulário de mais de 55 palavras expressas em forma de sinais infantis e de Libras, algumas palavras e pequenos sons. 
Não sei o que era mais divertido, vê-la inventando sinais ou tentando ensiná-los para o Farouk (o cachorro!). A lógica dela é clara: quem não fala (os bebês e os animais), usa sinais! 
Tínhamos feito uma lista, mas foi uma das anotações em papeizinhos que se perdeu.  De cabeça lembro de alguns sinais que ela fazia (alguns ainda faz) em LIBRAS (ou a variante dela): pássaro (bate biquinho com o dedo), mais ( leva os dedos de uma mão dentro da outra), sapo, cachorro, macaco (bate a mão na cabeça), jacaré (quase certo, bate palma) tartaruga (quase), borboleta (outro quase), gato (arrasta os dedos pelo rosto fazendo o bigode - só q a Ju faz da orelha para o nariz e o certo seria ao contrário), pato (bate bico com tds os dedos), vovó (abaixa e levanta dois dedinhos- o certo seria fazer V.O.V.O), bebê (balança os bracinhos - deveria ser movimento de ninar), passear (mãos em cunha apontam os ombros do mesmo lado - a Ju aponta onde pegar),brincar, tomar banho (esfrega o corpo), vestir, acabou, carro, moto, bicicleta, comer, água (esse é pura variante: ela aponta para dentro da boca), dói (ela faz o sinal mostrando onde e geralmente é na cabeça pq bateu!Rs!); em sinais infantis: mamar (leite em LIBRAS), levantar (dedo p/ cima), sair (tchau), dormir/nanar (mãozinha no queixo), muito bem (bate palma); sinais inventados por ela : lagartixa ( mostra a língua por causa da música da casinha com cupim), índio (bate na boca falando Óooooo) música (poe os bracinhos para cima como quem dança), e com sons ou sinais normais: vaca (muuuu), cavalo (pula e fala tototototó - pocotó), não (naim e faz não com o dedinho), tchau, vem, enfim mais outros quase 30 e as palavras: mamãe, papai, esse, nenê, arara.
E às vezes ela usava mais de um, tipo formando frase! Com o sinal de cachorro (mão na boca imitando focinho) ela ia virando a cara para olhar o cachorro e o focinho vai parar na orelha! Rs!

ADOREI usar sinais!
 Tudo começou com a Camila, mãezona do Francisco e do Miguel (bom, na época era só do Francisco) que foi Au Pair nos Estates e aprendeu alguns sinais que ensinou pro Tico. O Francisco (o menino mais bonzinho do mundo e meu projeto de Veterinário) sabia dizer o que queria e até contar alguns casos (tipo chegar na minha casa fazendo sinal de bicicleta pra contar como chegou até ali com seu pai) desde muito antes de sequer conseguir balbuciar! Era encantador!
Coma idéia na cabeça e o livro: SINAIS - A Linguagem do Bebê de Linda Acredolo e Susan Goodwyn, nas mãos, pus meu plano em prática, assim que a Juju nasceu. 
Como já contei, já com 3, 4 meses a Ju fez seus primeiros sinais e encantava até a aeromoça do  voo pedindo para levantar da poltrona e sair do avião. 
Quanto antes começarmos, mais paciência temos que ter pois o bebê aprende mas só manifesta qdo desenvolve a habilidade motora para tal. Com quais palavras começar? Com as q vc quiser, seu bebê vai fazer primeiro as que conseguir primeiro e as que tiver necessidade de fazer! Sempre ensinei mamãe para a Ju, mas ela começou a falar mamãe sem nunca ter feito esse sinal pois ou eu estava com ela no colo, ou perto suficiente para ela se jogar no meu colo, ou longe que não adiantava fazer sinal. O mais perto que ela chegou foi fazer o sinal de leite (mamar) para que o pai a devolvesse para mim! Rs! Com quantas palavras começar? Ué se vc for fluente em libras, pode usar todas! Vc seleciona as palavras que fala para seu bebê? Então porque selecionar sinais?
Aqui em casa, fomos aprendendo LIBRAS para ensinar para a Juju, então os sinais escolhidos para começar foram os das necessidades básicas de um bebê: levantar, sair, colo, banho, vestir, dormir, mamãe, papai, brincar, passear, depois pesquisei tb coisas que ela tinha muito interesse: animais! Cachorro, gato, pássaro e assim foi. Com o tempo ele via alguma coisa e me olhava com um olhar inquisidor como a perguntar: Qual o sinal para isso? Também percebi que ela olhava para a boca e em seguida para a minha mão quando eu falava alguma coisa nova. 
No começo o Papai achava que eu era maluca ou estava exagerando, depois que ela desembestou a fazer sinais ele entrou na brincadeira satisfeito! 
Minha mãe, Vovó Denise, achava que eu estava exagerando, que seria excesso de estímulo ou desnecessário, mas qdo viu a Juju pedir um monte de coisas, sem chorar e mais ainda qdo ela chegou em Santos com esse vasto vocabulário que ainda demoraria muitos meses para desenvolver na fala, Vovó ficou toda exibida, contando pra todo mundo, ensinando VOVÓ freneticamente e exibindo a netinha para todas as amigas e colegas pedagogas.
Vovó Lilice e vovô Leão (meus sogros) tiveram até dificuldade de fazer o resto da família acreditar na desenvoltura da netinha prodígio (tudo bem que vovó Lilice deve ter exagerado um pouquinho).

Se comunicar com o Juju usando sinais  foi muito divertido e muito, muito, muito útil, pois a Juju é manhosa e conforme ela foi desenvolvendo a habilidade com os sinais e foi tendo suas necessidades atendidas e suas vontades ouvidas e respeitadas quando possível, as manhas e birras foram diminuindo.
Para ilustrar e fechar esse texto, nada melhor do que o comentário do papai desesperado tentando atender todos os pedidos que sua "tagarelinha" fazia:

"Esse negócio de ensinar sinais é muito bom por um lado, pois ela já sabe pedir o que quer, e ruim por outro lado porque ela já é cheia de vontades!"

Essa é nossa boneca e assim era ela com os sinais.

Batendo palminha?





Não! Falando: JACARÉ

2 comentários:

  1. Oi, boa tarde!

    Estive dando uma olhada nas fotinhas da fofura e não pude deixar de perceber o enorme carinho e amor que todos sentem por ela. Queria Parabenizar a todos vocês, em especial a Mamãe Coruja e ao Papai Coruja por todas estas grandes realizações, há coisas que eu nem sabia que existia! Como o Elimination Communication por exemplo, de coração, meus sinceros parabéns! Vocês são um magnífico exemplo para todos os pais! Deus conserve essa determinação e tudo de bom para vocês! Parabéns Querida Mamãe, continue assim pois você está criando uma filha espetacular!!!!

    Abraços,Carol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, muito obrigada pelo seu carinho tb! Para 2013 prometo tentar deixar o blog mais atualizado, inclusive com um texto específico sobre nossa experiencia com o E.C. (ou higiene sem fraldas) e nosso sucesso com as fraldinhas de pano. Até porque em 2013 temos um novo desafio: CRIAR 2 Bebês!! Sim, estou grávida de novo. Falarei disso tb! Sinta-se á vontade para me contactar inclusive no e-mail para trocarmos figurinha sobre qq assunto do seu interesse!!
      Bem vinda à nossa grande família!
      Abraços,
      Hellen

      Excluir